“O Rumo da Improvisação” de Catarina Melo | Exposição de Pintura
Inauguração | Casa do Sal | 16 de Outubro | 20h00
A Associação Cultural Burra de Milho, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, apresenta a quinta ação do Angra Criativa, a exposição de Pintura “O Rumo da Improvisação” da jovem artista Catarina Melo.
O Angra Criativa pretende expor e dar a conhecer os jovens artistas Angrenses, alternando entre várias formas de apresentação. As atividades contempladas para o ano de 2015 abordam várias áreas artísticas, desde a fotografia ao design, passando pelas Artes Plásticas.
A Exposição será inaugurada no dia 16 de Outubro, pelas 21h00 na Casa do Sal, sede da Associação Cultural – Oficina D´Angra, sita na
estrada Gaspar Côrte-Real em Angra do Heroísmo.
Catarina Melo nasceu em 1993, em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, onde reside.
Realizou em 2010 uma exposição de fotografia intitulada “Música de Cartão”, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, e no mesmo ano ganhou o 1º prémio do concurso fotográfico “Percursos de Esperança”, realizado pela Cáritas – Ilha Terceira.
Em 2014 concluiu o 12º ano de Artes Visuais na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, tendo em 2015 concluído um Curso Especializado Tecnológico em Cuidados Veterinários no Instituto Politécnico de Bragança.
Além da pintura também possui outros interesses, tendo feito o 2º ano de Ballet, o 5º ano de Violino e o 6º ano de Dança Criativa no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.
“O Rumo da Improvisação” é uma exposição composta por 9 pinturas, podendo observar-se a evolução da experimentação de uma técnica, desenvolvendo o trabalho do mais simples ao mais complexo. A aplicação de diferentes quantidades de água sobre tinta-da-china sobre o papel leva à criação de várias tonalidades de cores.
Nas ilustrações mais complexas podemos ver a utilização de parafina e acrílico de cor azul. A introdução destes novos elementos permite que a artista represente as figuras com uma nova textura.
Os padrões ondulados desenhados com uma esferográfica sem tinta envolvem as figuras maioritariamente femininas, ocultas através do abstrato, remetendo-nos assim ao mundo da fantasia.