Ritmos e Sabores do Mundo’ no Dia Municipal do Imigrante em Angra do Heroísmo

A AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores –, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, irá celebrar nos dias 16 e 17 de Outubro, na Praça Velha, em Angra do Heroísmo, o Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural.

Gastronomia, música e dança de vários países fazem parte do programa, bem como um rastreio de saúde, uma conferência sobre “O papel dos Açores no fenómeno das migrações na Europa”, um workshop de kizomba, entre outras.

Estarão representados na feira gastronómica o Bangladesh, Brasil, Cabo Verde, Índia, México, Paquistão e Portugal, com pratos e bebidas que vão desde a cachupa cabo-verdiana ao doce de papaia, às chamuças ou chapati do Bangaldesh, aos deliciosos brigadeiros ou às muito apreciadas caipirinhas brasileiras, aos nachos ou refrescantes margaritas mexicanas, aos petiscos terceirenses como a morcela e linguiça com pão de milho, os coscorões ou tradicionais filhoses.

A sessão de abertura do evento está marcada para as 19 horas, da sexta-feira (dia 16). Neste dia, serão entregues, após a sessão de abertura, os Certificados de participação aos formandos da 2ª edição do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas, promovido pela AIPA, e, em termos musicais, o serão será preenchido pela atuação de DL Jay e Jaime Goth.

No sábado, pelas 11 horas, terá inicio um rastreio de saúde, gratuito, aberto a toda a população. Sendo que, no inicio da tarde a Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo e o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica dinamizam atividades especialmente dirigidas às crianças e jovens, designadamente e respetivamente, a Hora do Conto, com início às 14 horas, e uma Feira de Afetos, às 15 horas, ambas subordinadas ao tema da interculturalidade.

Às 16h30 tem início uma conferência intitulada “O Papel dos Açores no fenómeno das migrações na Europa”, promovida pelo Centro de Informação EuropeDirect-Açores, em parceria com a AIPA, sobre o drama dos refugiados na Europa e o contributo que os Açores podem dar neste contexto.

Os ritmos angolanos não podiam ficar de fora. Pelo que o programa integra um Workshop de Kizomba, que decorrerá das 18h30 às 20h00. Xico Barata irá apresentar os principais passos desta dança, que depois serão colocados em prática, pelos participantes. A participação é gratuita, mas carece de inscrição, que deverá ser feita pelo telefone 295 21 31 39 ou através do e-mail: emiliana.gaspar@aipa-azores.com

A noite de sábado terá ritmos brasileiros, com Pingo Grapiuna, e africanos, com a presença do Duo Maravilha Angola Cabo Verde, composto por Xico Barata e João Miranda.

Hoje, mais do que nunca, é necessário um esforço coletivo com o propósito de potenciar as mais-valias inerentes ao processo migratório e celebrar a diversidade cultural, enquanto eixos estruturantes de uma sociedade moderna e inclusiva.

Face à importância que o Concelho de Angra assume no contexto regional, enquanto espaço de acolhimento de imigrantes, é nossa convicção que esta iniciativa contribuirá para fortalecer os elos de ligação entre os imigrantes e a sociedade açoriana.

Depois de Ponta Delgada, Angra de Heroísmo é a segunda cidade açoriana a celebrar o Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural, sendo intenção da AIPA sensibilizar as restantes autarquias açorianas a aderirem à esta celebração.

A iniciativa tem como entidades parceiras a Câmara Municipal de Angra de Heroísmo, EuropeDirect – Açores, Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo. Conta com o apoio do Alto Comissariado das Migrações e Governo dos Açores.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.