Sanjoaninas 2016 com tema definido “Angra, uma Capital no Coração do Atlântico”

“Angra, uma Capital no Coração do Atlântico” é o tema da edição de 2016 das Sanjoaninas celebrando os 250 anos da criação da Capitania Geral dos Açores, que foi criada por Decreto no dia 2 de Agosto de 1766, com sede em Angra, no hoje denominado Palácio dos Capitães Generais.

A escolha de sediar esta estrutura política-administrativa de governação dos Açores em Angra, elevou a cidade a capital do arquipélago por sensivelmente 65 anos. É uma data extremamente importante na História dos Açores, pois o arquipélago foi administrativamente unificado e ascendeu à categoria de província. Isso levou a que durante a Guerra Civil, a sede do Governo Liberal fosse em Angra, na sede da Capitania Geral.

O cartaz foi elaborado por Rúben Quadro Ramos, que recorre à fotografia para aludir aos elementos e artefactos naturais e humanos que fazem parte dos 500 anos da história de Angra do Heroísmo, resultando este, não só numa referencia à Capitania, mas também numa alusão a objetos que descrevem simultaneamente a relação intima entre Angra, a sua situação insular e o poder político que ostentou no passado.

“As maiores festas profanas dos Açores, e pelas quais toda gente anseia, centram-se este ano em conhecer o passado e visionar o futuro da nossa cidade que se afirma como uma capital no coração do Atlântico”, afirma Raquel Caetano Ferreira Vereadora da Cultura de Angra do Heroísmo.

As Sanjoaninas são festas organizadas pelo povo e feitas para o povo, onde será feito um convite a todas instituições desportivas e culturais para integrarem o programa, enriquecendo o mesmo.

Será igualmente feito um convite à diáspora, para participar nas festas tal como aconteceu no ano anterior, havendo um carro que terá três participantes das comunidades, como novidade na edição das Sanjoaninas deste ano, um carro exclusivo para Tulare, pois assinalam-se 50 anos de geminação com esta cidade irmã, sendo provavelmente a mais antiga geminação dos Açores e a mais antiga de Angra do Heroísmo.

Quanto aos concertos, desfiles e Feira Taurina, Raquel Caetano Ferreira, refere que: “O modelo a seguir é semelhante ao do ano anterior, onde será adjudicado o pacote dos espetáculos a uma empresa havendo como é habitual, a atuação do vencedor do Festival Angra Rock que decorre nas semanas que antecedem as Sanjoaninas. A nível dos desfiles mantém-se o modelo de um desfile temático por dia e quanto à Feira Taurina, esta irá decorrer como nas edições anteriores.”.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.