Teatro Angrense

O Teatro Angrense situa-se no centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, em plena zona classificada como Património Mundial pela UNESCO, na ilha Terceira, Açores. É a principal sala de espectáculos da cidade e uma das mais importantes dos Açores, simbolizando para os angrenses a excelência a nível cultural desde o fim do século XIX.

Fundado em 1860, já recebeu grandes nomes nacionais e internacionais, ainda com um destaque para os artistas locais, a nível musical e teatral.

Passou já por duas grandes remodelações, na década de 1920 e depois na década de 1980.

O Edifício

Construção do século XIX, é um teatro aberto dito “ferradura”, muito divulgado com a evolução da ópera italiana e o teatro romântico, tratando-se de um exemplar único na Ilha e dos melhores dos Açores.

Em termos arquitectónicos, este edifício tem todas as características e condições para um desempenho teatral em moldes tradicionais, com teia, camarins e palco. A sala tem estrutura em madeira, criando boas condições acústicas. Os espectadores dispõem, desde a sua construção, de meados de oitocentos, uma sala com plateia, balcão, frizas, camarotes de duas ordens com salas de fumo e geral.

Exteriormente, é um edifício com influências neoclássicas, encimado por um frontão triangular, bem situado no centro da cidade. Foi classificado de Imóvel de Interesse Público (Resolução n.º 152/89, de 5 de Dezembro, publicado no Jornal Oficial, I Série, n.º 49).

Ver mais
Back to top button
Close

Adblock detetado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker