V Feira “Angra com Futuro”

A Feira “Angra com Futuro: Mostra de Projetos Empreendedores e Capacitação” regressa nos dias 15, 16 e 17 de novembro para uma nova edição. Em 2019, o projeto entra numa nova etapa do seu percurso e alcança uma maior dimensão ao abandonar o centro da cidade de Angra do Heroísmo e instalar-se no Pavilhão Multiusos do Parque Multissetorial da Ilha Terceira, na Vinha Brava, em Angra do Heroísmo – o maior complexo de exposições da Ilha Terceira, na sequência do sucesso das edições anteriores.

Esta é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), que visa promover o espírito empreendedor dos jovens da região e reconhecer a sua criatividade, inovação e competitividade como forma de desenvolvimento da comunidade local. Para os participantes, a Feira “Angra Com Futuro” representa uma oportunidade de diálogo e de partilha de ideias e conhecimentos entre empresários, entidades e empreendedores de âmbito local, nacional e internacional.

A edição de 2019 foi apresentada hoje, quinta feira, dia 17 de outubro, numa sessão aberta para os jornalistas e órgãos de comunicação social, que decorreu na Casa do Jardim, no Jardim Duque da Terceira, em Angra do Heroísmo. Presentes estiveram o presidente da AJITER, Décio Santos, e o vereador da CMAH, Guido Silva Teles.

Décio Santos teve a oportunidade de agradecer a confiança depositada pelo município angrense. A respeito, admitiu que este projeto tem conseguido funcionar como “um complemento às estratégias criadas, representando um evento em que novos projetos têm uma montra e em que os nossos jovens podem ter contacto com o que de melhor é feito no campo do empreendedorismo”.

O presidente da associação salientou, ainda, as novidades para esta quinta edição, começando, desde já, com a mudança de espaço. Em 2019, a iniciativa passa para o Pavilhão Multiusos do Parque Multissetorial da Ilha Terceira, na Vinha Brava, em Angra do Heroísmo. Para a organização, o novo espaço representa um desafio mas também uma consolidação do esforço de crescimento que tem vindo a ser feito desde a primeira edição.

Outra novidade para 2019 reside na alteração de datas, passando o certame a ter lugar entre 15 e 17 de novembro, sendo o primeiro dia dedicado às escolas. Segundo o representante da AJITER, está a ser organizado um dia dedicado às escolas, para estudantes que se encontram em anos de decisão quanto aos seus percursos académicos e carreiras profissionais. O objetivo é transportar alunos ao longo do dia, vindos de vários recintos escolares da ilha para visitarem o espaço e conhecerem os casos de sucesso expostos.

Por fim, adiantou o responsável, existem já alguns temas confirmados para os workshops de empreendedorismo da Feira. Os temas variam desde o marketing pessoal, à gestão do stress no trabalho, ao storytelling no mundo dos negócios, até à rede social por excelência do mundo profissional, o LinkedIn. As inscrições são gratuitas e estão abertas para todos os interessados, sendo brevemente anunciada a lista completa de oficinas.

A propósito do lançamento da Feira, o vereador Guido Teles reconheceu “o trabalho de grande qualidade que a AJITER tem implementado para consolidar o esforço que tem vindo a ser feito para o fomento do empreendedorismo na ilha Terceira, nomeadamente, através da Startup Angra e da Praia Links e agora, também, com da Terinov”. Salientou, ainda, a importância da vertente de capacitação da Feira, através dos seus workshops de empreendedorismo e apresentações, já que considera estes momentos de capacitação essenciais para os jovens.

Exposição e Capacitação

O certame segmenta-se em duas vertentes fundamentais: a exposição de projetos com cariz inovador e a formação de atuais e potenciais empreendedores, nomeadamente através da realização de workshops e palestras conduzidas por convidados especiais. Durante o evento, o público terá também ao seu dispor uma rede de suporte ao empreendedor que facilitará a criação e projeção de novos negócios.

À semelhança das edições anteriores, a V Feira “Angra Com Futuro” vai continuar a expandir o seu leque de oportunidades de negócio com a exposição de exemplos de sucesso de projetos internacionais. Desta forma potencia-se o estreitamento de laços de negócio e parcerias entre projetos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, de Portugal Continental e das Ilhas Canárias. Além disso, culinária e moda terão atenção especial, esta última a fazer antever um projeto na área que a AJITER abraçará em breve.

As inscrições para os espaços de exposição de projetos empreendedores já se encontram abertas e podem ser realizadas, de forma gratuita, através do website da AJITER, em ajiter.pt, até ao próximo dia 31. Na página estão também disponíveis mais informações e condições de participação. Mais informações relativas às oportunidades de formação, palestrantes e período de inscrições serão anunciadas brevemente.

Em resumo, as datas relevantes para a edição de 2019 da Feira “Angra Com Futuro” são as seguintes:

  • 31 de outubro – Data limite para as inscrições de empresas;
  • 23 de outubro – Anúncio da lista de workshops e disponibilização de Inscrições;
  • 12 de novembro – Data limite para as inscrições nos workshops;
  • ●        15, 16 e 17 de novembro – Decorrer da V Feira “Angra Com Futuro: Mostra de Projetos Empreendedores e Capacitação”, no Pavilhão Multiusos do Parque Multissetorial da Ilha Terceira, nos seguintes Horários:
    • 15/11 (sexta-feira): 10h00-20h00;
    • 16/11 (sábado): 14h00-22h00;
    • o   17/11 (domingo): 09h00-14h00

Para esclarecimento de dúvidas sobre o programa e inscrições para workshops e expositores, consulte o website da associação ou a página de Facebook (facebook.com/ajiter.pt), ou contacte a organização através do endereço de correio electrónico feira.acf@ajiter.pt ou do contacto de telefone + 351 295 212 409/10.

Back to top button
Translate »
Close