No dia 24 de maio no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a Rural NEET Youth Network, com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo organizou uma conferência internacional na Ilha Terceira que trouxe cerca de 50 especialistas aos Açores.
A conferência teve por título “Guia para a inclusão social dos jovens NEET” e explorou linhas de atuação ao nível do emprego, educação, inclusão social e desenvolvimento rural que poderão potenciar a integração social destes jovens.
Foi com grande agrado que Angra do Heroísmo foi o concelho anfitrião de um evento internacional desta importância, incluído no programa de atividades das comemorações dos 40 anos de inscrição de Angra do Heroísmo na lista de património mundial pela UNESCO. Neste evento, foram abordados os desafios, que uma elevada percentagem de jovens, enfrentam nas regiões rurais e ultraperiféricas da união europeia, ao nível de empregabilidade, educação e formação, procurando-se desenvolver soluções e linhas de intervenção para mitigar esta problemática.
A Rural NEET Youth Network é uma rede internacional de cooperação financiada pela União Europeia com o objetivo de melhor compreender a situação dos jovens nem em emprego, nem em educação ou formação (NEET) em meios rurais, periféricos ou de baixa densidade. A rede inclui investigadores, decisores políticos e representantes de organizações não-governamentais coordenada por Francisco Simões (Centro de Investigação e Intervenção Social, Iscte).
Os membros da Rural NEET Youth Network, a qual reúne mais de 100 participantes de 30 países, têm produzido diversos relatórios, guias e trabalhos científicos que poderão ajudar aqueles que no terreno pretendem melhorar as suas intervenções com jovens que se encontram nesta condição, estando toda essa produção disponível para consulta em: https://rnyobservatory.eu/web/ .
Num ano de comemorações com várias atividades que recordam a importância histórica a nível mundial da cidade, foi de extrema importância a realização de um evento internacional desta natureza em Angra do Heroísmo, pois foi um evento em que se pensou o presente, perspetivando o futuro e impulsionando o desenvolvimento e a sustentabilidade dos jovens de regiões ultraperiféricas, para que estes possam ter todas as condições para contribuir de forma ativa na preservação e desenvolvimento das suas regiões.