Balanço Época Balnear 2023 no concelho de Angra do Heroísmo

Terminada época balnear 2023, o vereador Paulo Lima «considera que foram atingidos os objetivos propostos e que durante estes três meses de intensa atividade nas zonas balneares e de banhos do concelho Angra do Heroísmo tudo decorreu com a esperada normalidade e sem incidentes». Afirmou ainda que «nestas áreas, reconhecidamente, há um sistemático caminho a percorrer e que anualmente o município de Angra do Heroísmo efetua avultados investimentos na preparação, aquisição e reparação de infraestruturas e equipamentos para proporcionar as exigidas condições de segurança e conforto aos utentes destes espaços, considerando que existem sempre pormenores que se vão revelando e sendo sanados ao longo da época, mas que não condicionam a normal utilização e bem estar dos banhistas».

A escassez de nadadores-salvadores não afetou a atividade balnear no concelho de Angra do Heroísmo, tendo funcionado em pleno o protocolo celebrado com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, entidade responsável pela gestão e coordenação da ação dos nadadores-salvadores no concelho, instituição que garantiu a contratação dos 34 elementos necessários para a colocação nas sete zonas balneares concelhias durante os três meses da época balnear.

O vereador afirmou ainda que «o êxito global conseguido nesta época balnear, assenta igualmente no esforço desenvolvido pelos serviços da autarquia em colaboração com as juntas de freguesia, sendo estas as responsáveis pela manutenção e higienização dos solários e infraestruturas de apoio, bom como no excelente trabalho desenvolvido pela Capitania do Porto de Angra do Heroísmo que garante a segurança na orla marítima».

A época balnear em Angra do Heroísmo decorreu de 15 de junho a 15 de setembro. Tendo em conta a situação meteorológica previsível para os próximos tempos, começam os trabalhos de desmontagem e armazenamento das estruturas mais vulneráveis às intempéries, como as boias, plataformas e guardas metálicas próximas da água e situadas em zonas de galgamento do mar. As escadas metálicas que se encontram em locais mais protegidas serão mantidas na sua generalidade, garantindo a segurança nos acessos ao mar, já que a temperatura das águas continua convidativa.

Salienta que «atualmente, a procura pelos banhos de mar com objetivos lúdicos e de bem-estar físico e social, tem vindo a assumir-se como uma prática que, tanto para os locais como os visitantes, já não tem a tradicional sazonalidade limitada ao verão, verificando-se a assídua presença de grande número de banhistas ao longo de todo o ano. Manter as zonas balneares acessíveis durante todo o ano é uma aposta do Município, considerando que o nosso mar é um dos fatores que nos caracterizam enquanto local de eleição como destino de turismo de Natureza».

O Município de Angra do Heroísmo gere no total sete Zonas Balneares e 4 zonas de banhos, ostentando atualmente seis Bandeiras Azuis galardoadas com a «Qualidade de Ouro» das suas águas, tendo obtido em todos os resultados analíticos efetuados às águas balneares em 2023 resultados excelentes, não tendo sido detetada nenhuma inconformidade.

Para além destas distinções, duas dessas zonas balneares, Refugo e Salgueiros, possuem ainda a designação de «Praia Acessível», dispondo de todas as condições para a acessibilidade ao mar para pessoas com mobilidade condicionada.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.