No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo inaugurou a Torre de Contemplação do Jardim Botânico da Matela, situado na freguesia da Terra Chã. Este evento marcou um passo significativo na valorização e preservação do património natural açoriano.
Com uma extensão de aproximadamente 27 hectares, a Matela destaca-se como uma área protegida e um autêntico oásis de vegetação natural no coração da ilha Terceira. Representando uma relíquia da floresta natural primitiva de média latitude, este espaço é composto por espécies emblemáticas como o louro-da-terra (Laurus azorica), cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) e urze (Erica azorica), formando um bosque compacto de elevada riqueza biológica, com fauna e flora endémicas dos Açores.
A inauguração da Torre de Contemplação visa proporcionar aos locais e aos visitantes uma experiência única de apreciação da beleza e diversidade da Matela. Através desta estrutura, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo visa promover a (re)descoberta deste tesouro natural, enriquecendo assim o conhecimento e apreço pela biodiversidade do concelho.
O Município de Angra do Heroísmo destaca assim a importância das florestas não apenas como fonte de vida e biodiversidade, mas também como guardiãs essenciais do equilíbrio ecológico do nosso planeta. A Matela representa não só um refúgio de biodiversidade única nos Açores, mas também um testemunho vivo da preservação e proteção aos recursos naturais para as gerações futuras.
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo reitera o seu compromisso contínuo com a preservação e valorização do património natural dos Açores e convida todos a desfrutarem da experiência única que a Torre de Contemplação oferece no Jardim Botânico da Matela, que tem já concluída a sua fase inicial de plantação.