O Município de Angra do Heroísmo celebrou o Dia Mundial do Animal, a 4 de outubro, organizando uma campanha de adoção e de uma visita com canídeos a um centro de dia.
Durante o período da manhã, decorreu na Praça Velha, a ação para a adoção de canídeos, e contou com a presença dos animais do Centro de Recolha Oficial de Animais da Ilha Terceira (CROA). Do encontro, resultou a adoção de um cão, que neste dia especial ganhou uma nova família.
À tarde, a equipa do Centro de Recolha Oficial de Animais da Ilha Terceira (CROA) levou alguns dos animais à Santa Casa da Misericórdia da Vila de São Sebastião, onde interagiram com os idosos, num encontro repleto de alegria e ternura.
De acordo com Fátima Amorim, Vereadora do Município de Angra do Heroísmo, «os animais fazem parte da nossa sociedade e merecem o nosso respeito. Temos a responsabilidade de garantir que vivem com dignidade e livres de sofrimento, denunciando abusos. Várias ações têm sido implementadas, pelo município, nomeadamente junto das escolas, em que deslocamos animais do CROA, no sentido de promover a formação, sensibilização e a inclusão da temática animal na comunidade educativa.»
Um exemplo do esforço que a autarquia tem realizado nesta área é a obra de ampliação do canil intermunicipal que, em breve, irá duplicar a sua capacidade, proporcionando melhores condições de vida aos animais. Além disto, está a decorrer uma campanha gratuita de vacinação e identificação de canídeos que abrange todo o concelho de Angra do Heroísmo. Igualmente, este ano foi inaugurado o Parque Canino, junto à Fortaleza de São João Baptista, de acesso gratuito, com vários equipamentos dedicados à saúde e bem-estar animal. Soma-se a estas medidas, o Regulamento Municipal de Promoção do Controlo Reprodutivo e de Apoio à Sanidade dos Animais de Companhia, que disponibiliza um programa que visa o controlo reprodutivo dos animais de companhia e a promoção da sanidade e do bem-estar animal, assim como as condições da atribuição de «cheques veterinários» a famílias residentes no concelho de Angra do Heroísmo que sejam detentoras de canídeos e gatídeos de estimação.
«O Dia Mundial do Animal é mais um momento para refletirmos sobre a nossa relação com os animais. Pretendemos, neste dia, sensibilizar a comunidade local, para as questões do abandono animal e trabalhar para continuarmos a ser reconhecido como um Município atento as situações relacionadas com o bem-estar animal, e com os direitos dos animais», concluiu Fátima Amorim.




