Ao contrário do que foi divulgado hoje, 29 de outubro, pelo grupo municipal da coligação PSD/CDS-PP/PPM, o Município de Angra do Heroísmo é novamente reconhecido em 2024 como Município Amigo do Desporto pela entidade Cidade Social, distinção que mantém ininterruptamente desde 2016, ano de criação do respetivo galardão, facto que, aliás, pode ser comprovado através de consulta à página oficial daquela entidade. A entrega do galardão será realizada, à semelhança do ocorrido nos anos transatos, aquando da visita da equipa da Cidade Social ao Município de Angra do Heroísmo prevista para o próximo ano.
O Município de Angra do Heroísmo, repudia, pois, a pronuncia pública do grupo municipal da coligação PSD/CDS-PP/PPM, através das plataformas oficiais do PSD/Açores, por veicular uma informação falsa, postura que não só descredibiliza os partidos que integram a coligação que se apresenta como autora do referido comunicado, como a sua porta-voz. Esta tomada de posição pública só pode evidenciar uma ignorância incompreensível sobre esta matéria, não sendo expectável que se trate de uma deliberada veiculação de uma mentira por parte de uma coligação que tem atualmente a responsabilidade de governar a nossa região.
No que diz respeito às demais afirmações constantes do referido comunicado quanto à alegada falta de investimento real no desporto por parte deste Município, transparece mais uma vez a ignorância sobre o trabalho que tem vindo a ser realizado.
Ao contrário do que acontece na grande maioria dos Municípios do país, o Município de Angra do Heroísmo decidiu criar um Parque Desportivo Municipal, assumindo a manutenção das várias infraestruturas desportivas existentes no concelho, com exceção das que são da propriedade da Região Autónoma dos Açores. Para além dos clubes desportivos terem deixado de ter sobre si os custos de manutenção dos seus recintos, as entidades proprietárias das infraestruturas ainda recebem um apoio anual do Município para o pagamento das despesas de funcionamento.
Como é do conhecimento público, o Município substituiu recentemente os relvados sintéticos dos campos de futebol da Ribeirinha, do Sport Clube Barreiro no Porto Judeu e de São Mateus. Fê-lo com base na ordem de prioridades definida, atendendo à antiguidade dos relvados sintéticos e ao respetivo desgaste. Como também já foi publicamente anunciado, e seguindo a ordem de prioridades definida, o próximo relvado sintético a ser substituído é o Campo de Jogos Municipal, estando já em preparação as peças procedimentais para o lançamento do concurso público, com o intuito de instalar no mesmo o primeiro relvado sintético da nova geração da ilha e da Região.
No que diz respeito ao Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, este Município tem efetuado várias intervenções de reparação da cobertura. Foi inclusive contratado um projeto para a substituição da cobertura, que já se encontra pronto, e que, conforme foi anunciado publicamente, só não foi submetido a concurso público porque, na sequência de reunião realizada com a direção do Lusitânia Sport Clube, foi decidido não avançar no imediato com a obra para não impossibilitar a realização dos jogos da primeira divisão de futsal no nosso concelho.
Relativamente ao Pavilhão Multiusos Luís Bretão, o Município realizou recentemente uma intervenção de impermeabilização da cobertura do Município e no último verão foi modernizado todo o sistema de funcionamento das pistas de bowling, estando todas em normal operação desde então.
Quanto ao projeto 3×3 BasketArt, foi realizada durante este verão uma empreitada de reparação do piso do ringue de Santa Luzia, estando o Município a aguardar apenas a intervenção de arte urbana no espaço. De realçar que o alegado “financiamento” referido no comunicado da coligação, resume-se à entrega por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol de uma tabela oficial para a prática do basquetebol 3×3, 3 bolas oficiais e um jogo de coletes técnicos para quatro equipas.
Em vez de estar preocupada com a realidade do desporto de Angra do Heroísmo e com as infraestruturas que estão sob a gestão do Município, devia a coligação signatária do referido comunicado preocupar-se com as infraestruturas que estão a seu cargo e começar a apoiar condignamente os eventos desportivos de grande qualidade, tanto de âmbito nacional, como internacional, que têm sido realizados no nosso concelho em grande parte devido ao esforço financeiro deste Município.
Antes de falarem do parque desportivo municipal retirem a pala do Estádio João II, cuja atual situação muito nos envergonha sempre que ali há um evento desportivo.