Dependências: Novos Desafios, Novas Respostas – Cantinonas nos Açores: Uma perspetiva europeia e nacional

O Município de Angra do Heroísmo em parceria com a Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, promoveram nos dias 23 e 24 de maio de 2025 um evento dedicado ao tema das dependências, com especial enfoque nas cantinonas sintéticas. Sob o título “Dependências: Novos Desafios, Novas Respostas”, teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre a realidade regional, nacional e europeia no que respeita ao consumo de novas substâncias psicoativas, reunindo especialistas de reconhecido mérito na área da intervenção e da investigação sobre comportamentos aditivos.

A primeira sessão teve lugar na sexta-feira, dia 23 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Os trabalhos começaram às 14h30 com a intervenção de Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Diretor Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins.

Em seguida foi apresentado o Teaser do documentário «Prisão Sem Grades – Dependência», apoiado pelo Município de Angra do Heroísmo e Direção Regional das Dependências, uma pequena mostra da curta-metragem a lançar em setembro de 2025, que pretende alertar os jovens açorianos para o problema das dependências, nomeadamente as drogas, bem como, dar voz às famílias que perderam entes queridos devido ao consumo. Através de entrevistas e depoimentos impactantes, a obra pretende consciencializar a sociedade e as gerações mais jovens, sobre a gravidade do problema e suas consequências, além de estimular a reflexão sobre as causas e possíveis soluções, promovendo a discussão sobre as dependências e respetivo consumo de drogas entre os jovens açorianos, sensibilizando a sociedade para a importância da prevenção e do cuidado com a saúde mental. O documentário tem a realização de Artur Benevides, argumento de André Avelar e música de Luís Bravo e Gustavo Ferreira.

Posteriormente decorreu a apresentação do projeto Âncora, iniciado em 2015 pela Casa do Povo de Santa Bárbara, em Angra do Heroísmo, que é um Programa Operacional de Respostas Integradas para as Dependências, com o objetivo da promoção do bem-estar e prevenção de comportamentos e risco.

Pelas 15h00, iniciou-se a participação do psiquiatra João Mendes Coelho, especialista em dependências, que apresentou uma intervenção centrada nas “Cantinonas Sintéticas nos Açores”, traçando um retrato atualizado da presença e impacto destas substâncias no contexto regional.

A segunda parte do evento decorreu no sábado, dia 24 de maio, a partir das 14h00, na Capela do Solar dos Remédios, nas instalações da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social. A sessão foi aberta pelo Diretor Regional da Prevenção e Combate às Dependências, seguindo-se a intervenção de João Goulão, Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, que abordou a perspetiva nacional sobre os consumos e as substâncias. Posteriormente, Alexis Goosdeel, Diretor do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, apresentou a visão europeia sobre estas matérias, trazendo ao debate dados e tendências internacionais.

“A realização deste evento em Angra do Heroísmo é um sinal claro do nosso compromisso com a saúde pública e com a promoção de uma resposta informada e articulada aos desafios das dependências”, afirmou Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. “Num momento em que enfrentamos o impacto crescente das novas substâncias psicoativas, é fundamental unir esforços entre entidades locais, regionais, nacionais e europeias, para proteger as nossas comunidades e reforçar a prevenção, a intervenção e a inclusão.”.

O evento foi promovido em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e com a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, tendo sido dirigido a profissionais de saúde, técnicos do setor social, representantes de entidades públicas e privadas, bem como à comunidade em geral.

Página publicada em

e atualizada em

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.