Em novembro de 2011 a UNESCO designou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz, de forma a chamar a atenção para o papel do Jazz como Embaixador da tolerância, compreensão e partilha entre as pessoas de todos os cantos do globo. Em dezembro do ano seguinte a Assembleia Geral das Nações Unidas acolheu a decisão da Unesco. A partir de então as Nações Unidas e a UNESCO reconhecem ambas o Dia Internacional do Jazz nos seus calendários oficiais. O Dia Internacional do Jazz é presidido e liderado pela Diretora Geral da UNESCO Audrey Azoulay e pelo lendário pianista e compositor de jazz Herbie Hancock, que participa como Embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e é Presidente do Herbie Hancock Institute of Jazz.
A Associação Cultural Angrajazz entendeu em 2017 que, tendo em atenção a extraordinária importância que o Festival Angrajazz tem no nosso País, era chegada a altura de, também ela, comemorar em Angra do Heroísmo o Dia Internacional do Jazz. Assim sendo, resolveu organizar nesse ano um evento de dois dias, intitulado “A ARTE DO DUO”, constituído por um momento de análise e divulgação sobre o papel e evolução deste tipo de pequena formação musical na história do jazz, e por três concertos por duos de piano mais um instrumento. Este evento foi um sucesso musical, tendo os três concertos sido memoráveis. Assim sendo, a Associação considerou obrigatório manter anualmente a celebração do Dia Internacional do Jazz. Infelizmente, em 2020 e 2021, devido à pandemia Covid 19 não foi possível fazer esta celebração que foi retomada em 2022 com dois belos concertos. Este ano vamos voltar a fazê-la.
Como acontece relativamente ao Festival Angrajazz, que se realiza desde 1999, pretende-se organizar um evento de Jazz de grande qualidade, que venha também ele a ser um marco no panorama musical anual dos Açores, e, pela sua forte componente didática, a contribuir para o desenvolvimento do gosto pelo Jazz na Região.
A celebração ocorrerá no próprio dia 30 de abril com dois concertos a realizar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. O primeiro com um grande grupo Terceirense e o segundo com um trio vindo do Continente.
As entradas serão pagas em lugares marcados à mesa ou bancada. Entendemos, como Associação Cultural sem fins lucrativos, que, embora os apoios públicos e privados sejam indispensáveis à realização de eventos culturais desta índole, a participação financeira do público, através da compra dos seus ingressos é não só indispensável em termos de sustentabilidade financeira, como imprescindível em termos de princípio.
Este ano, para além dos apoios da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, a celebração do Dia Internacional do Jazz terá o importante apoio do Hot Clube de Portugal. Este apoio surge já no âmbito do protocolo que em breve será formalizado entre a Associação Cultural Angrajazz e o Hot Clube de Portugal.
“A importância da celebração do Dia Internacional do Jazz, um evento que foi celebrado pela primeira vez em 2017 em Angra do Heroísmo, cujo o apoio do Município tem sido fulcral para a sua realização, e que desde então coloca a nossa cidade Património Mundial no panorama internacional das cidades que assinalam esta efeméride, assume este ano uma particular importância pois é um estilo musical que celebra a liberdade e a paz entre os povos, sendo por isso especial a sua celebração em 2024, pois trata-se do ano em que não só se comemoram os 50 anos do 25 de Abril como também os 25 anos do festival Angrajazz, um Festival de qualidade ímpar, que é já um marco no panorama musical anual, dos Açores e da Terceira em particular”, referiu o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles.
PROGRAMAÇÃO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
30 abril 2023 – Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo
21H30 – GRANDE AUDITÓRIO
ORQUESTRA ANGRAJAZZ & COMBOS
Concerto comentado por PEDRO MOREIRA
23h30 – GRANDE AUDITÓRIO RITA CARAVACA TRIO
Rita Caravaca – Piano | Emanuel Inácio – Contrabaixo | Francisco Coelho – Bateria