EMISSÃO EUROPA 2025 – DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS | Lançamento de Selo Colubrina de Bronze

Data e hora
Date(s) – 09/05/2025
15:00 às 16:00

Local
Museu de Angra do Heroísmo

Categorias


Os CTT – Correios de Portugal, em colaboração com o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo e o MAH, apresentam, na Boa Nova, NHMMCBL, uma emissão filatélica EUROPA. Anualmente emitida, coordenada e protocolada com a PostEurop, a emissão de selos e respetivos blocos EUROPA – iniciativa filatélica fundada em 1956 pelos países criadores da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço – inclui, atualmente, mais de 50 organizações postais. Este ano, a temática recaiu sobre “Descobertas Arqueológicas”, sendo emitidas, no caso de Portugal, por opção dos CTT, peças para o Continente, os Açores e a Madeira. Relativamente ao arquipélago açoriano, a seleção incidiu no contexto do regresso à Europa das grandes carreiras ultramarinas, tendo sido escolhida uma colubrina de bronze, de 1545, retirada da baía de Angra do Heroísmo em 1972. Trata-se da mais antiga boca-de-fogo de bronze fundida em Portugal, pelo mestre fundidor de D. João III, Joham Diaz, e, por isso, proposta pelo Museu de Angra do Heroísmo como Património Móvel de Interesse Nacional.

O evento contará ainda com uma breve apresentação sobre a colubrina, a cargo do técnico superior do MAH, Jaime Regalado.

MUSEU DE ANGRA DO HEROÍSMO

NÚCLEO DE HISTÓRIA MILITAR MANUEL COELHO BAPTISTA DE LIMA . 15H00

Acesso livre

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.