MICA 2024 – Mostra Itinerante de Cinema dos Açores

Data e hora
Date(s) – 09/11/2024 a 10/11/2024
21:30 às 23:00

Local
Recreio dos Artistas

Categorias


MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA DOS AÇORES

Após alguns anos de interregno, a Associação Cultural Burra de Milho volta a apresentar uma programação em torno do cinema contemporâneo dos Açores, desta feita, através da Mostra Itinerante de Cinema dos Açores (MICA), que decorre neste último trimestre de 2024 e início de 2025.

O projeto tem origem na celebração do 10º aniversário do “AMOSTRAM’ISSE” – Mostra de Cinema dos Açores, evento que entre 2013 e 2020 organizou um conjunto de exibições promovendo filmes realizados nos Açores, com destaque para os seus mais jovens criadores.

Nesse período foram realizadas cerca de 70 sessões, passando por quatro ilhas da região, Lisboa e Porto, Canadá (Toronto e Montreal), Estados Unidos da América (Fall River, New Bedford, Berkeley, San Jose e San Diego) e Brasil (Porto Alegre e Florianópolis).

Tornou-se no principal veículo de divulgação do cinema que se realizava e produzia na região, assim como dos seus jovens criadores, integrando ao longo dos anos também alguns nomes já estabelecidos no panorama açoriano.

Assim, e com vista a continuar a dar visibilidade e mérito ao cinema dos Açores, vimos propor uma viagem por alguns projetos realizados nos últimos anos (2017 a 2023), com um conjunto eclético de filmes, da animação ao documentário, passando pela ficção, em curtas e média-metragens.

A primeira paragem do projeto será Angra do Heroísmo, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, na Recreio dos Artistas, pelas 21h30, em parceria com o Cine-Clube da Ilha Terceira e Recreio dos Artistas, e com o apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual do Governo da República.

No dia 9 serão exibidos os filmes “Cemitério Vermelho”, de Francisco Lacerda, “Fogo Te Abrace”, de Augusto Rocha, “Cordeiro de Deus”, de David Pinheiro Vicente e “J. H. Santos Barros – Fazer Versos Dói”, de Sara Leal e Nuno Costa Santos. No segundo dia de exibições, 10 de novembro, novamente pelas 21h30, teremos os filmes “Horário em Branco”, de Manuel Bernardo Cabral, “Luana”, de Maria Simões e Tiago Melo Bento, “Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude)”, de David Pinheiro Vicente e “Microdocs”, de Luís Bicudo. Em breve serão anunciadas as próximas paragens.

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.