Data e hora
Date(s) – 02/11/2024 a 02/12/2024
19:30 às 20:45
Local
Recreio dos Artistas
Categorias
Palestine Cinema Days em Angra do Heroísmo
As 18 Fugitivas, de Amer Shomali e Paul Cowan | 18:00
Naila e a Revolta, de Júlia Bacha | 19:30
Entrada gratuita
No ominoso aniversário da Declaração de Balfour, observado a 2 de Novembro, e num esforço para amplificar as vozes palestinianas, irão ocorrer em várias partes do mundo projecções de filmes da e sobre a Palestina, englobadas no festival Palestine Cinema Days.
Este festival irá ter presença em várias cidades portuguesas, às quais se junta Angra do Heroísmo, numa sessão dupla que terá lugar na Recreio dos Artistas, iniciando-se às 18:00 com a exibição do documentário “As 18 Fugitivas”, de Amer Shomali e Paul Cowan, seguida de outro documentário “Naila e a Revolta” de Julia Bacha às 19:30. A entrada é livre.
A organização é da Film Lab Palestine e do grupo informal Palestina Livre/ Ilha Terceira, com a colaboração do Cineclube da Ilha Terceira e da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas.
———
Quando, em 1987, surge um levantamento a nível nacional, uma mulher de Gaza tem de escolher entre amor, família e liberdade. Destemida, ela agarra os três, juntando-se a uma rede clandestina de mulheres num movimento que força o mundo a reconhecer pela primeira vez o direito do povo palestiniano à auto-determinação. Naila e a Revolta traça a crónica da notável viagem de Naila Ayesh, cuja história se mescla com a mobilização não-violenta mais vibrante na história da Palestina – a Primeira Intifada.