Com a inauguração deste trilho o Município de Angra do Heroísmo, enquanto entidade promotora, vem juntar aos percursos «Passagem das Bestas» e «Grande Rota do Oeste» mais uma opção para a prática do pedestrianismo no concelho de Angra do Heroísmo e na ilha Terceira. Passa esta a contar com doze trilhos e uma grande rota.
Para além de alargar a oferta da rede de trilhos pedestres certificados, este percurso situa-se num quadrante estratégico sob o ponto de vista hidrogeológico e paisagístico, constituindo um privilegiado miradouro panorâmico sobre uma vasta área do sul do concelho, com especial centralidade sobranceira à cidade de Angra. Este local inclui duas estruturas com interesse para a visitação, nomeadamente o tanque de compensação do sistema hidroelétrico, com o icónico tubo verde que desce até à cidade, e o cruzeiro que tem uma presença dominante sobre a paisagem e que foi construído no seguimento das comemorações do quinto centenário do descobrimento dos Açores pela Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra e pelo Município de Angra do Heroísmo.
Este percurso assume igualmente um papel preponderante na interpretação do ciclo e importância da água ao longo dos séculos, percorrendo desde o seu início antigos moinhos de água, nascentes de captação para abastecimento público e animal e todo um conjunto de infraestruturas criadas para aproveitamento da água como fonte de produção de energia hidráulica.
Com início na zona da Nasce Água, o trilho desenvolve-se até aos últimos metros da Serra do Morião, a cerca de 600 metros de altitude, aproveitando um miradouro como ponto de inversão, e a partir daí, fazer o regresso ao local de partida pelo mesmo percurso de ascensão, num total de aproximadamente 4,1 km e uma dificuldade média a elevada.
Este circuito, representa o culminar de um projeto que já vem sendo trabalho pelo Município há alguns anos, em colaboração com as Juntas de Freguesia da Conceição e de São Bento, agora implementado e homologado, passando assim a ficar disponível à população de forma cómoda e segura.
Este projeto enquadra-se na estratégia de aposta e valorização dos nossos recursos naturais e patrimoniais, da oferta turística e na promoção da diversidade de espaços para a prática de atividade desportiva e de lazer.




