Jovens de Angra do Heroísmo reunidos em Conselho Municipal de Juventude

A 27 de fevereiro de 2023, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorreu a primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) em Angra do Heroísmo, após o interregno imposto pela pandemia, cujos trabalhos foram dirigidos pela Vereadora Fátima Amorim.

Depois das boas-vindas, deu-se as eleições diversas dos membros deste Conselho. Em primeiro lugar, procedeu-se à eleição por escrutínio secreto das duas secretárias que irão coadjuvar os trabalhos, Rita Santos e Séfora Costa, respetivamente.

De seguida, realizou-se a eleição da representante do CMJ para o Conselho da Juventude dos Açores, Mariana Ávila.

No âmbito municipal, foi eleita a representante do órgão juvenil para o Conselho Municipal da Educação, Luísa Barcelos.

No último momento de votação, foi constituída a comissão eventual para a criação do plano de atividades, cuja presidente é Jéssica Rocha, auxiliada pelos vogais João Cota e Paulo Fagundes, ficando como suplentes Luís Leal e Rita Santos.

Foi aprovado o Regulamento Interno do Conselho Municipal da Juventude, com uma abstenção.

A Vereadora Fátima Amorim, que tutela as questões relacionadas com a juventude no Município, apresentou todos os projetos e medidas que a autarquia tem nesta área, a fim de enquadrar o CMJ sobre o trabalho em desenvolvimento.

Por fim, os conselheiros tiveram a oportunidade de manifestar as suas observações e preocupações sobre o panorama juvenil local. Foram apontadas a falta de oportunidades diversificadas nos programas de Estagiar U e L (iniciativas sob a alçada do Governo Regional dos Açores), assim como referenciadas situações menos positivas na relação de empresas perante os estagiários. A escassez de vagas de emprego especializado na região também foi apontada como um problema. Depois, foi sugerido a criação de um projeto que promova a realização de pós-graduações em áreas úteis para o desenvolvimento dos Açores. Por fim, manifestou-se a necessidade de se rever o Regulamento do Orçamento Participativo, com vista ao estabelecimento de uma relação mais clara com o CMJ.

No final dos trabalhos, a Vereadora Fátima Amorim manifestou o seu «agrado, por ver tantos jovens interessados e envolvidos na política local, a trabalhar para que a sociedade seja mais acolhedora e preparada para receber as suas gerações», defendeu.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.