O Município de Angra do Heroísmo, disponibiliza em 2024, o programa AMA Angra – Apoio à Parentalidade, permitindo de forma totalmente gratuita, apoiar as famílias do concelho, desde a fase da gravidez ao pós-parto.
Este é já o terceiro ano do programa, que durante o ano de 2022 e de 2023, realizou sessões de aconselhamento individual e workshops diversificados nas 19 freguesias do concelho de Angra do Heroísmo, tendo impactado positivamente a vida de 231 famílias nas sessões individuais, 190 casais no curso de preparação para o nascimento, 417 inscrições nos workshops de temáticas variadas destinados a pais, 35 formandos nos workshops e cursos para profissionais de educação e 167 pessoas nas Conversas de Colo.
“Foi com grande satisfação que o Município de Angra do Heroísmo, voltou a verificar em 2023, a grande adesão da população de Angra do Heroísmo a todas as valências e apoio disponibilizado pelo programa AMA Angra. Foram 116 famílias que beneficiaram de Sessões Individuais de Apoio à gravidez e ao pós-parto, 97 famílias que participaram nos Cursos de Preparação para o Nascimento, 202 pessoas que beneficiaram dos Workshops das mais variadas temáticas e 131 pessoas que participaram nas Conversas de colo. Consideramos que através do acompanhamento de um grupo de excelentes profissionais, que integram o programa AMA Angra, disponibilizamos informação e formação para dar resposta às reais necessidades da população do concelho, no atual contexto social, quanto aos desafios da parentalidade.” Refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Em 2023, surgiram também novas iniciativas como o passeAMA, que contou com a participação de 53 inscritas, e consiste numa caminhada onde mães de barriga e de colo puderam conviver e aproveitar todos os benefícios de uma caminhada; o Curso Bairros Saudáveis Crianças Felizes, que tem como objetivo dotar as famílias de competências alimentares saudáveis e o Curso de Nutrição dos 0 aos 6 Anos criado especificamente para as creches do concelho.
“O Município de Angra do Heroísmo, inaugurou em junho de 2023 uma infraestrutura localizada no Jardim Duque da Terceira, denominado “Espaço Bebé”, um espaço com todas as condições, equipamentos e privacidade, para quem pretende amamentar os seus filhos numa deslocação à cidade. Desta forma contribuímos para a sensibilização dos pais para a importância da amamentação e do aleitamento materno, para a saúde dos seus filhos”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
A vereadora Fátima Amorim refere ainda, que para dar continuidade ao programa AMA Angra, em 2024, o Município de Angra do Heroísmo renovou o protocolo com a Associação AMA – Aldeia da Parentalidade, à qual agradecemos por ter aceitado este enorme desafio de continuar a desenvolver um trabalho tão importante para a comunidade em conjunto com o município.
Em 2024, o programa continua a disponibilizar de forma gratuita “Roadshow pelas 19 freguesias de Angra do Heroísmo”, incluindo sessões individuais de apoio na pré-concepção, gravidez e pós-parto, na amamentação, no regresso ao trabalho, consultadoria de Babywearing e sessões pontuais de nutrição.
Estão ainda previstos seis cursos de “Preparação para o Nascimento” para grávidas entre as 24 e 32 semanas, em que os casais, durante 9 módulos, são acompanhados por uma equipa de 8 profissionais de diversas áreas ligadas à saúde materno-infantil, em que serão abordados aspetos relacionados com nutrição, trabalho de parto, os métodos farmacológicos e não farmacológicos do alívio da dor, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, o puérperio e atividade física, a exterogestação, o toque e babywearing.
No que diz respeito aos workshops prevêem-se 20 ações de variadas temáticas, como Introdução Alimentar, Alimentação dos 2 aos 6 anos, Nutrição e gravidez, Primeiros Socorros na Infância, Babysigns, Danceling (dança com babywearing), Inteligência Emocional, Brincar na Natureza e Horta Doméstica Sustentável, este último em parceria com o projeto No Planet B, da Cáritas Ilha Terceira.
Em 2024 serão também realizadas 12 sessões das Conversas de Colo, que são encontros mensais de mães, com bebés dentro e fora da barriga, e companheiro/as onde possam ser partilhadas experiências e artigos de puericultura. Entre maio e setembro serão organizados alguns PasseAMA, onde mães de barriga e de colo podem conviver e aproveitar os benefícios de um passeio aliado ao convívio.
De forma a manter as mães ativas, vai também ser realizado um projeto piloto que consiste em aulas de exercício na gravidez e pós-parto, com as Fisiologistas do Exercício, com Mestrado em Atividade Física e Saúde, Sara Nascimento e Sara Sousa, do Programa Mamã Feliz.
Fátima Amorim refere: “Em 2024, voltamos a aumentar o número de workshops, serão 20 no total, dirigidos a pais, profissionais da educação e da saúde, onde serão abordadas as mais diversas temáticas.”
Através do programa AMA Angra e da parceria estabelecia com a associação AMA – Aldeia da Parentalidade e com as suas mentoras Carla Rodrigues e Catarina Vieira, o Município de Angra do Heroísmo, continua a disponibilizar de forma totalmente gratuita, um conjunto de informação e formação em áreas muito específicas da maternidade e da parentalidade, a todas as famílias do concelho, reforçando a sua política social de apoio à natalidade.
“Este ano a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo foi novamente galardoada com o prémio Autarquia + Familiarmente Responsável, pelo observatório, e o AMA Angra foi um dos programas que contribuiu para esse reconhecimento, como autarquia amiga das famílias, porque permitiu melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem no concelho, e contribuir para promover uma população cada vez mais informada.”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Para saber mais sobre as iniciativas do AMA Angra, consulte a página www.amaparentalidade.pt.