No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Município de Angra do Heroísmo organizará dois eventos marcantes, visando homenagear e destacar a importância das mulheres na sociedade. Ambas as iniciativas procuram promover a reflexão sobre a história e o papel da mulher em diferentes contextos.
«Companheiras na Sombra» que decorre no dia 8 de março às 20h30 no Edifício Cultural de São Bento, é uma sessão/interpretação de testemunhos de mulheres que foram presas e torturadas durante a ditadura do Estado Novo e é acompanhado pela mostra da exposição “Mulheres e Resistência”. Esta ocasião oferece uma oportunidade única para ouvir relatos pessoais e refletir sobre a coragem e a resiliência das mulheres que enfrentaram a repressão e a adversidade num período histórico desafiador.
No dia 9 de março, em circuito itinerante pela cidade de Angra do Heroísmo, com início às 09h30, o Coro da Academia Musical da Ilha Terceira, dá voz a canções e poemas de ilustres compositoras e poetisas. Esta celebração artística pretende destacar a contribuição cultural e artística das mulheres ao longo da história, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os presentes.
Ambos os eventos são abertos ao público e representam uma oportunidade para a comunidade se unir na celebração da diversidade, respeito e reconhecimento do papel fundamental das mulheres na construção da sociedade.
“Hoje no Dia Internacional da Mulher, celebramos os direitos que as mulheres conseguiram até à atualidade e o papel fundamental das mulheres na sociedade. Mas embora tenham sido realizados progressos, temos de continuar a lutar por um mundo mais igualitário e justo para todas. Feliz Dia da Mulher.”. Refere Fátima Amorim, vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.