O Município de Angra do Heroísmo entregou a 15 de dezembro de 2023, na freguesia da Serreta, a primeira habitação social requalificada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do 1º Direito a uma família do concelho.
“É com grande satisfação que o Município de Angra do Heroísmo procedeu à entrega da primeira habitação a ficar concluída, de um total de 13 empreitadas concessionadas pela Câmara Municipal para a reabilitação de 139 habitações sociais, localizadas em 10 freguesias do concelho, possibilitando assim melhores condições habitacionais a quem não dispõe de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.” Refere Fátima Amorim, vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
As empreitadas a decorrer, visam dar resposta a carências habitacionais de agregados que vivem no concelho, nomeadamente ao nível da precaridade, sobrelotação, inadequação, insalubridade e insegurança. Para além da habitação entregue hoje na freguesia de Serreta, estão em fase de reabilitação, habitações nas freguesias de São Sebastião, Porto Judeu, Feteira, São Bento, Santa Luzia, São Mateus, São Bartolomeu, Santa Bárbara e Altares.
As empreitadas concessionadas estão a ser realizadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do 1º Direito, um programa de aplicação nacional, e que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais.
“A entrega desta habitação é um passo muito importante para alcançar os objetivos traçados pela Estratégia Local de Habitação, aprovada em julho de 2022, pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, data a partir da qual o Município de Angra do Heroísmo procedeu ao lançamento dos concursos públicos para as empreitadas de reabilitação 139 habitações.” Refere Fátima Amorim.