Município de Angra do Heroísmo promove formação em Podas e Desramações das Árvores em Meio Urbano

O Município de Angra do Heroísmo, promoveu uma formação em “Podas e Desramações das Árvores em Meio Urbano”, ministrada pela empresa TREEMworld, Formação, nos dias 27 e 28 de fevereiro e nos dias 1 e, 2 de março.

A formação contou com a participação de colaboradores do Município de Angra do Heroísmo, do Município da Praia da Vitória, do Serviço Florestal da Terceira, de Juntas de Freguesia do concelho de Angra do Heroísmo e de empresas locais, perfazendo um total de 14 formandos.

Com um papel de destaque na paisagem das cidades, os espaços verdes ocupam uma posição importante nas comunidades urbanas, quer pela sua capacidade de controle ou minimização dos efeitos adversos resultantes da ocupação humana do meio urbano, quer pela forte influência que exercem no bem-estar psicossocial da comunidade a par da qualidade estética que conferem às cidades.

“Esta segunda formação vem complementar a formação anterior que decorreu no final do ano de 2022, designadamente a “Avaliação do Risco das Árvores em Meio Urbano”, dando assim continuidade à formação especializada em silvicultura urbana e podas de árvores, capacitando os nossos recursos humanos para que cada vez mais os nossos espaços verdes sejam preparados e mantidos com as melhores condições.” Salienta Paulo Lima, Vereador do Município de Angra do Heroísmo.

As árvores são diretamente afetadas nas intervenções urbanas, como o alargamento das vias, o reparo das tubulações, a manutenção da fiação aérea, a construção ou a reforma das edificações, entre muitas outras situações, sendo que nestes contextos há sempre a necessidade de aplicação de contextos técnico-científicos padronizados para a avaliação, poda e desramação das árvores, para que se assegure sempre todas as medidas de segurança à comunidade.  

“Ao longo de quatro dias, colaboradores do Serviço de Parques e Jardins, da Unidade de Gestão Ambiental e Resíduos, do Município de Angra do Heroísmo, reforçam os seus conhecimentos e adquirem técnicas atualizadas de poda e desramação de árvores ornamentais, com o objetivo de garantir que a manutenção dos espaços verdes em Angra do Heroísmo, sejam efetuados de acordo com os procedimentos técnicos e instrumentos legais associados ao arvoredo em meio urbano. Este é um investimento que visa a preservação e conservação desses exemplares arbóreos, mas também é um investimento que se reflete na segurança da população e da qualidade de vida no nosso concelho, de modo a criar espaços verdes agradáveis, bem cuidados e preparados para serem usufruídos por quem cá vive e por quem nos visita.” Refere Paulo Lima.

Publicado a 02-03-2023.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.