Os empreendedores de Angra presentes no programa EmpreendHeroísmo, que foi desenvolvido pela StartUp Angra, de 30 de setembro a 02 de outubro, apresentaram projetos inovadores orientados para novas ideias de negócio.
Foram vinte e três os participantes, que ao longo dos 3 dias de capacitação, receberam ferramentas para que possam criar, alavancar ou desenvolver novas ideias de negócio.
O grupo teve acesso a diferentes metodologias de apoio à estruturação e elaboração do modelo de negócio, para que possam definir um plano de ação de forma a minimizar os riscos de início de negócio e otimizar o sucesso de implementação do projeto no mercado. Para reforçar estas metodologias houve ainda a oportunidade para conhecerem a realidade de empreendedores locais, através de um debate e troca de experiências com promotores de empresas locais, Memória Hostel, Bananika e DeBruma.
O grupo foi bastante heterogéneo, participaram desde empresários já com a sua empresa constituída, pessoas que pretendem iniciar o seu próprio negócio, até curiosos da área, sem qualquer ideia estabelecida.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Guido Teles, afirmou na sessão de encerramento que “esta edição do programa EmpreendHeroísmo ficou marcada por uma adesão muito significativa, o que é um bom indicador da crescente maturidade do ecossistema empreendedor na ilha Terceira. Eventos como este são fundamentais para alavancar novas ideias de negócio que contribuam para a diversificação da base económica da ilha Terceira”.
Para Nicole Nunes, uma das participantes do programa, : “Foi uma experiência muito enriquecedora e essencial. Primeiro porque nos ajuda a desenvolver aquelas ideias que teimam em não sair do papel, através da partilha e das ferramentas que nos são dadas. Na minha opinião o modo como foi realizada esta formação “sem slides” permitiu-nos meter a mão na massa sem nos focarmos tanto na teoria, motivando assim a nossa aprendizagem e interesse contínuo pela temática”.
Este projeto, desenvolvido pela StartUp Angra, foi da responsabilidade da SBI Consulting, que após terminar o projeto, Marta Miraldes, managing partner da empresa, mostrou-se bastante satisfeita: “Foi uma experiência muito positiva poder partilhar com estes negócios algumas das bases essenciais para a criação de projetos com uma base sólida e sustentável. Apostamos sobretudo numa metodologia learning by doing de forma a que de imediato os empreendedores possam ter feedback e orientação para os seus próprios projetos no sentido de minimizar os riscos de arranque do negócio. Foram 3 dias bastantes proveitosos e adoramos o entusiasmo dos empreendedores que participaram nesta iniciativa.”
A incubadora de empresas do município de Angra do Heroísmo pretendeu com este programa fomentar e desenvolver ideias e negócios na ilha, proporcionar a reflexão sobre o perfil do empreendedor, identificar oportunidades no mercado e construir um conceito ou ideia de negócio associada a essa oportunidade.